Veja como serão as provas e como se preparar para o bloco 7 do CNU 2025
Inscrições para o Concurso Nacional Unificado se encerram em 20 de julho. Estão disponíveis 250 vagas para analista técnico nas áreas de Justiça e Defesa, com remuneração inicial de R$ 9.711.
Inscrições abertas para o CNU (Concurso Nacional Unificado) até 20 de julho para quem deseja trabalhar nas áreas de Justiça e Defesa.
Ao todo, são nove blocos com perfis distintos de atuação. O bloco 7 oferece 250 vagas para o cargo de analista técnico de Justiça e Defesa, com lotação em Brasília (DF).
Para se candidatar, é necessário ter diploma de graduação reconhecido pelo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). A remuneração inicial é de R$ 9.711 para uma jornada de 40 horas semanais.
O bloco 7 abrange atividades de planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas nas áreas de justiça e segurança.
A expectativa é atrair candidatos com formação em áreas como administração, direito, economia e relações internacionais.
Segundo Eduardo Cambuy, professor do Gran Cursos, este bloco possui carreiras transversais, com distribuição de candidatos conforme a demanda das instituições.
O foco do cargo não é em policiamento ostensivo, mas em funções administrativas relacionadas à segurança pública.
O professor destaca também que o concurso pode seguir um formato semelhante a outros para relações internacionais e segurança pública, com questões interpretativas.
Conteúdos das provas organizados por eixos temáticos:
- Eixo 1: Gestão governamental e métodos
- Eixo 2: Políticas de segurança e defesa (ambiente internacional)
- Eixo 3: Políticas de segurança e defesa (ambiente nacional)
- Eixo 4: Políticas de segurança pública
- Eixo 5: Políticas de justiça e cidadania
*O salário poderá variar de acordo com a titulação do candidato: graduação, especialização, mestrado ou doutorado.