Vaticano inicia ritos do adeus a Francisco, e Igreja se move para eleger novo papa
Cardeais se reúnem no Vaticano para discutir arranjos das cerimônias fúnebres e do conclave após a morte do papa Francisco. A missa de funeral está confirmada para o dia 26 de março, enquanto o corpo do pontífice será levado para a Basílica de São Pedro na quarta-feira.
Vazio na Praça São Pedro à chegada dos cardeais para a primeira reunião preparatória das cerimônias fúnebres e do conclave após a morte do papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21), aos 88 anos.
A reunião começou às 9h e contou com cerca de 60 cardeais de 252, sendo 135 eleitores. A próxima congregação geral será na quarta-feira (23), às 17h.
Dentre as decisões, a missa de funeral foi marcada para sábado (26), às 10h (5h em Brasília). O corpo do papa, velado na Casa Santa Marta, será trasladado para a Basílica de São Pedro na quarta-feira, após uma oração às 9h.
A visitação à basílica ocorrerá das 11h às 24h na quarta e das 7h às 24h na quinta, com a expectativa de receber 1,3 milhão de pessoas.
Os primeiros auxiliares do camerlengo foram escolhidos: Pietro Parolin, Stanisław Ryłko e Fabio Baggio. Até o momento, não há data para o conclave. O Vaticano enfatiza que as prioridades são as cerimônias fúnebres.
A rotina ao redor do Vaticano aumenta com o fluxo de visitantes e jornalistas. A brasileira Letícia Ferreira e a italiana Rita Marani expressaram sua emoção ao visitarem a basílica e relembraram as virtudes do papa Francisco.