HOME FEEDBACK

Vaticano inicia rito de fechamento do caixão de Papa Francisco após três dias de velório aberto

Rito de fechamento do caixão do Papa Francisco é realizado na Basílica de São Pedro, após três dias de velório. Cerimônia marca o início do período de luto e prepara o sepultamento fora das criptas tradicionais.

Rito de fechamento do caixão do Papa Francisco teve início às 20h desta sexta-feira (15h no horário de Brasília).

A visitação ao público foi encerrada uma hora antes, com 250 mil fiéis se despedindo desde quarta-feira, quando seu corpo chegou à capela-ardente.

A cerimônia é presidida pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo que comandará o conclave e um dos favoritos para suceder Francisco. Diversos cardeais e oficiais da Santa Sé estão presentes.

Após o rito, o caixão será preparado para a missa solene deste sábado, na Praça de São Pedro. O cortejo fúnebre terá início às 10h (5h no horário de Brasília), percorrendo seis quilômetros pelas ruas de Roma, passando pelo Coliseu, e finalizará na Basilica de Santa Maria Maior.

Espera-se a presença de mais de 200 mil pessoas, incluindo líderes como Donald Trump, Emmanuel Macron, Volodymyr Zelensky e príncipe William. O presidente Lula já está em Roma e participou do velório.

Os ritos de sábado também dão início ao Novemdiales, um período de nove dias de luto e orações pela alma do Pontífice. O túmulo poderá ser visitado a partir do domingo.

Francisco será o primeiro Papa em mais de um século a ser enterrado fora da Basílica de São Pedro, refletindo seu compromisso com a simplicidade.

O conclave para escolher o novo Papa começará em 6 de maio, com 135 cardeais eleitores. Entre os cotados estão os cardeais Matteo Zuppi, Pietro Parolin e Luis Antonio Tagle.

Leia mais em exame