HOME FEEDBACK

Valorização surpreendente do peso argentino atenua temores de retomada da inflação

O peso argentino surpreende ao se valorizar após a retirada de controles cambiais, aliviando temores de uma nova crise inflacionária. Planos de austeridade e aumento das exportações de grãos têm contribuído para a recuperação da moeda, embora especialistas prevejam desafios pela frente.

Avanço do Peso Argentino: O peso argentino apresenta uma recuperação, mesmo após a liberação de controles cambiais que duraram anos, aliviando temores sobre a inflação.

Controles Cambiais Suspensos: O governo argentino removeu a maioria dos controles em vigor desde 2019, que restringiam acesso ao mercado de câmbio, resultando em uma queda de mais de 10% na moeda na semana passada.

Fatores de Recuperação: O fortalecimento do peso é impulsionado por:

  • Planos de superávit fiscal do governo
  • Promessas de não intervenção no mercado de câmbio
  • Entrada de dólares das exportações de grãos
  • Condições monetárias apertadas

Inflação em Queda: A inflação anual caiu para 56%, de quase 300% no início de 2024. Os futuros do peso se fortaleceram, mas ainda indicam um enfraquecimento ao longo do ano.

Expectativas de Inflação: Analistas estimam que a inflação de abril fique entre 3% e 5%, acima dos últimos meses, mas abaixo das previsões anteriores superiores a 5%.

Prioridade do Governo: O presidente Javier Milei tem priorizado o combate à inflação, que subiu para 3,7% em março, dificultando a meta de uma redução consistente para 2%.

Reservas Estrangeiras: O governo precisa aumentar suas reservas de moeda estrangeira como parte de um acordo de US$ 20 bilhões com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Leia mais em infomoney