Uso de bancos pela internet explode, e mais 20 milhões passam a usar o serviço em apenas um ano
A adesão ao uso de internet para serviços financeiros registra um aumento significativo, com 20 milhões de brasileiros acessando serviços bancários on-line em 2024. O crescimento do Pix e a digitalização das transações estão mudando a forma como os brasileiros interagem com suas contas.
Crescimento do Acesso a Serviços Financeiros Online
O uso da internet para serviços financeiros cresce entre os brasileiros: em 2024, 71,2% dos cidadãos acessaram instituições financeiras online, comparado a 66,7% em 2023. Isso representa um aumento de cerca de 20 milhões de pessoas.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do IBGE, divulgada na última quinta-feira. Nenhum outro uso da internet teve crescimento tão acelerado.
O aumento no acesso pode ser atribuído à popularização do Pix e à mudança de comportamento em relação ao uso de agências bancárias.
- 63,4 bilhões de transações foram feitas por Pix em 2024, um crescimento de 52% em relação a 2023.
- 82% das transações bancárias foram realizadas via canais digitais.
Crescimento nas Compras Online
Ainda que o acesso aos bancos cresça, o principal uso da internet permanece sendo comunicações: 95% dos entrevistados usam para chamadas e mensagens.
O consumo online também aumentou, um comportamento em ascensão desde a pandemia. O varejo está se adaptando, com mais lojas oferecendo produtos por meio de apps e sites.
Além disso, o uso de serviços públicos pela internet também cresceu, impulsionado por plataformas como Gov.br, que reúne diversas funcionalidades.