União Europeia aprova possíveis contratarifas sobre 93 bi de euros em produtos dos EUA
União Europeia aprova contrarifas sobre produtos americanos enquanto busca acordo comercial com os Estados Unidos. A medida visa evitar tarifas de 30% anunciadas por Donald Trump, que poderiam entrar em vigor em agosto.
União Europeia aprova contratações de tarifas sobre produtos americanos
Os países da União Europeia (UE) votaram nesta quinta-feira, dia 24, para aprovar tarifas sobre 93 bilhões de euros em produtos dos EUA. Essas tarifas serão impostas caso não haja um acordo comercial com os Estados Unidos, informaram diplomatas.
A Comissão Europeia declarou que busca um resultado negociado para evitar tarifas de 30% anunciadas pelo presidente Donald Trump para entrar em vigor em 1º de agosto.
A Comissão planeja implementar contramedidas, fundindo pacotes de tarifas de 21 bilhões e 72 bilhões de euros em uma única lista para aprovação dos membros da UE.
Nenhuma contramedida será ativada até 7 de agosto. Até agora, a UE não impôs contramedidas, apesar das ameaças constantes de Trump.
A UE e os EUA estão trabalhando em um possível acordo comercial, com uma tarifa de 15% sobre produtos da UE importados para os EUA, similar ao acordo com o Japão. A decisão final cabe a Trump.
O acordo preliminar incluiria a alíquota de 15% em setores como automóveis e produtos farmacêuticos, além de possíveis isenções em setores como aeronaves e produtos agrícolas.
No entanto, os EUA mantêm sua tarifa de 50% sobre aço, mostrando resistência a reduções.