União Brasil e PP anunciam federação com maior bancada no Congresso e discurso de oposição
União Brasil e PP formam nova federação chamada União Progressista com apoio de figuras do Centrão. O grupo contará com a maior bancada na Câmara e no Senado, além de uma pré-candidatura à presidência em 2026.
Formação da União Progressista: Em evento na Câmara dos Deputados, o União Brasil e o PP anunciaram uma nova federação, chamada União Progressista, com forte presença de apoiadores de Jair Bolsonaro e sem petistas.
Essa nova federação contará com:
- Maior bancada: 107 deputados e 14 senadores.
- Seis governadores.
- R$ 950 mil anuais do Fundo Partidário.
O evento incluiu figuras-chave do Centrão, como o presidente da Câmara, Hugo Motta, e líderes do PL, além do pré-candidato à presidência, Ronaldo Caiado.
O manifesto da federação propõe a “modernização do Estado” e um “choque de prosperidade”, apontando a fragmentação parlamentar como um obstáculo à boa governança.
Caiado criticou as políticas de Lula e afirmou que o União será vitorioso em 2026. O vice-presidente do União, Antônio Carlos Magalhães Neto, sugeriu um possível desembarque do governo no segundo semestre deste ano.
Atualmente, o União possui três ministérios e o PP um. A nova federação enfrentará desafios em vários estados, como na Bahia, onde interesses divergem entre o PP e o União em relação ao governo estadual.
Confusões sobre candidaturas para 2026 nos estados como Amazonas e Pernambuco deverão ser resolvidas, com a liderança nacional influenciando os diretórios estaduais.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira