HOME FEEDBACK

UE e Coreia do Sul correm por acordos em meio ao tarifaço de Trump, diz secretário de Comércio dos EUA

Estados Unidos intensificam pressão sobre a União Europeia e a Coreia do Sul para firmar acordos comerciais antes do prazo estipulado. Secretário de Comércio destaca a urgência e as consequências econômicas para os blocos se não houver entendimento.

Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, destaca pressões da UE e Coreia do Sul para firmar novos acordos antes de 1º de agosto.

No contexto de um pacto com o Japão, Lutnick afirmou que a UE teme tarifas pesadas, com a alíquota podendo chegar a 30%.

A UE, com um deficit comercial de US$ 235 bilhões com os EUA, está ansiosa para um acordo. Lutnick disse: “A UE realmente quer fazer um acordo”.

Sobre o impacto do acordo japonês, ele mencionou que a Coreia do Sul está preocupada: “Você podia ouvir os palavrões vindo da Coreia do Sul”, afirmou.

Lutnick ressaltou que montadoras coreanas também serão afetadas por tarifas em componentes importados. “Capturamos a ideia”, disse.

Além disso, criticou ações da UE contra empresas de tecnologia dos EUA, citando a Lei de Serviços Digitais e a Lei de Mercados Digitais como uma “ofensiva regulatória”.

Sobre o TikTok, Lutnick comentou: “Tem que sair do controle chinês”. Ele alertou que, se o algoritmo não for vendido, “o TikTok vai sair do ar”.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Leia mais em jovem-pan