UE aumentará suporte à Autoridade Palestina para 1,6 bi de euros
A União Europeia busca fortalecer a Autoridade Palestina com um novo investimento significativo. O pacote financeiro visa apoiar reformas e promover a recuperação nas áreas afetadas pelo conflito.
A União Europeia aumentará o suporte financeiro à Autoridade Palestina com um pacote de 1,6 bilhão de euros por 3 anos.
A informação foi confirmada pela Comissária Europeia do Mediterrâneo, Dubravka Suica, em entrevista à Reuters nesta 2ª feira (14.abr.2025).
Do total, 620 milhões de euros serão destinados a suporte financeiro e reformas da Autoridade Palestina. Outros 576 milhões de euros irão para “resiliência e recuperação” da costa oeste e Faixa de Gaza.
Além disso, 400 milhões de euros em empréstimos do Banco Europeu de Investimento ainda dependem de aprovação.
Suica ressaltou que, nos últimos 12 anos, a média de aporte europeu foi de 400 milhões de euros.
Ela destacou: .
Essas declarações ocorrem antes da 1ª reunião “de alto nível” entre ministros do Exterior da UE e oficiais palestinos, incluindo o primeiro-ministro Mohammad Mustafá, em Luxemburgo.
Integrantes da UE esperam que a Autoridade Palestina altere o controle de territórios após o conflito com o Hamas. Desde o fim do cessar-fogo em março, Israel já domina 50% do território.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que manterá o controle sobre Gaza, pressionando os palestinos a deixarem a região.