HOME FEEDBACK

UE aprova tarifas sobre R$ 604,65 bilhões em produtos dos EUA se não houver acordo

Pacote de tarifas da UE deve ser implementado se não houver acordo comercial com os EUA. Diplomatas indicam que negociações ainda estão em andamento para evitar medidas retaliatórias.

União Europeia aprova pacote de contrarifas sobre 93 bilhões de euros em produtos dos EUA.

Diplomatas da UE informaram que as tarifas poderão ser impostas caso não haja acordo comercial com os Estados Unidos.

A Comissão Europeia destacou a prioridade em alcançar resultado negociado para evitar tarifas de 30% anunciadas pelo presidente Donald Trump, que devem entrar em vigor em 1º de agosto.

O bloco decidiu unir dois pacotes de tarifas (de 21 bilhões e 72 bilhões de euros) em uma única lista como resposta à eventual aplicação da tarifa dos EUA.

A UE afirma que nenhuma contramedida entrará em vigor antes de 7 de agosto. Apesar dos anúncios de tarifas de Trump, o bloco ainda não oficializou retaliações. O primeiro pacote foi autorizado em abril, mas suspenso para negociações.

As partes parecem se aproximar de um acordo comercial, que poderia resultar em uma tarifa de 15% sobre produtos da UE. Esse acordo depende da aprovação de Trump.

O possível acordo prevê alíquota de 15% em setores como automóveis e produtos farmacêuticos, sem soma às tarifas existentes (média abaixo de 5%).

Concessões poderiam incluir setores como aeronaves, madeira, medicamentos e produtos agrícolas, que não sofreriam tarifas. Contudo, Washington não está disposto a reduzir a tarifa de 50% sobre o aço.

Leia mais em folha