HOME FEEDBACK

UE anuncia multas elevadas contra Apple e Meta em meio a tensões comerciais com EUA

Comissão Europeia aplica multas recordes a Apple e Meta por violações da Lei de Mercados Digitais. As empresas têm 60 dias para se adaptar às normas ou enfrentar possíveis aumentos de preços.

Comissão Europeia impõe multas de 500 milhões de euros à Apple e 200 milhões de euros à Meta por violações das normas de concorrência.

As penalizações são as primeiras com base na Lei de Mercados Digitais (DMA), que entrou em vigor no ano passado. As empresas têm 60 dias para se adaptar.

Em visita ao México, a comissária Teresa Ribera negou que as multas tenham relação com tensões comerciais e defendeu a imparcialidade das normas.

Ribera afirmou: “As normas não admitem exceções [...]”. Ela lembrou que decisões semelhantes foram tomadas nos EUA.

A Apple é acusada de dificultar a operação de desenvolvedores de apps, restringindo preços mais baixos. A empresa planeja recorrer da multa, alegando ter se esforçado para se adaptar.

A Meta foi multada por seu modelo de privacidade, que obriga usuários a permitir o uso de suas informações ou pagar. A meta afirma que já alterou seu modelo duas vezes para se adequar à DMA e também pode recorrer.

Além disso, a Meta criticou a UE por prejudicar empresas americanas enquanto favorece concorrentes de fora.

Com informações da AFP

Publicado por Nátaly Tenório

Leia mais em jovem-pan