HOME FEEDBACK

Ucrânia recebe corpos de 909 soldados mortos em combate

Ucrânia repatria corpos de soldados mortos em combate, enquanto a Rússia fornece números limitados de baixas. A cooperação entre Moscou e Kiev se mantém nas trocas, mesmo diante das tensões e estratégias de paz em andamento.

A Ucrânia anunciou nesta sexta-feira (18) a repatriação de 909 corpos de soldados mortos em combate com a Rússia, no segundo intercâmbio desse tipo em três semanas.

O Quartel-General de Coordenação para o Tratamento de Prisioneiros de Guerra comunicou que os corpos dos defensores ucranianos foram devolvidos ao país. O intercâmbio de corpos e prisioneiros representa uma das poucas áreas de cooperação entre Moscou e Kiev desde a invasão russa em fevereiro de 2022.

Enquanto a Rússia não divulga informações sobre perdas, meios de comunicação russos indicam que apenas 41 soldados mortos foram enviados de volta à Rússia, conforme Shamsail Saraliev, membro do comitê legislativo.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, estimou em fevereiro que mais de 46 mil soldados ucranianos morreram, enquanto cerca de 380 mil foram feridos. A Rússia, que não divulga dados desde 2022, declarou que tiveram quase 6.000 mortos.

Estudos independentes, como os do Mediazona e da BBC, apontam que cerca de 100 mil soldados russos podem ter morrido.

Em outro contexto, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, declarou que o governo de Donald Trump pode interromper as negociações de paz na Ucrânia se não houver progresso significativo nos próximos dias. Ele se reuniu, em Paris, com líderes da França, Reino Unido e Alemanha para discutir um plano de paz.

Trump também anunciou um acordo sobre exploração de minerais com a Ucrânia, buscando que o país forneça minerais raros em troca de apoio financeiro durante a guerra.

Leia mais em folha