HOME FEEDBACK

Ucrânia emite alertas de ataque aéreo após fim de trégua de Páscoa da Rússia

Alertas de ataque aéreo são emitidos em Kyiv e regiões do leste da Ucrânia após o término da trégua de Páscoa. Explosões são registradas em Mykolaiv, enquanto tensões aumentam entre Ucrânia e Rússia.

A Ucrânia emitiu alertas de ataque aéreo para Kyiv e a metade oriental do país, enquanto explosões atingiam Mykolaiv nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (21). Isso ocorreu logo após o fim da trégua de Páscoa de um dia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin.

Tanto Kyiv quanto Moscou se acusaram de milhares de violações ao cessar-fogo, que o Kremlin anunciou não ser prorrogado. O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy se mostrou disposto a pausar os ataques por 30 dias.

Putin, que iniciou a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, não deu ordens para estender o cessar-fogo. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou que “não houve outras ordens” sobre a trégua.

A administração militar de Kyiv orientou moradores a buscarem abrigos até o fim do alerta, enquanto explosões foram relatadas em Mykolaiv. O prefeito da cidade informou que não era claro se os sons eram de defesa aérea ou de ataques russos.

No domingo, as forças ucranianas reportaram quase 3 mil violações da trégua russa, com conflitos mais intensos na região de Pokrovsk.

A região russa de Voronezh, fronteiriça com a Ucrânia, também esteve sob alerta aéreo por duas horas. O ministério da Defesa da Rússia declarou que as forças ucranianas atacaram 444 vezes e usaram mais de 900 drones, resultando em mortos e feridos entre civis.

O presidente dos EUA, Donald Trump, demonstrou otimismo sobre possíveis acordos de paz, afirmando que as partes poderiam chegar a um entendimento “ainda esta semana”. Entretanto, Trump e o Secretário de Estado, Marco Rubio, ameaçaram retirar os EUA dos esforços de paz se não houvesse progresso claro.

Leia mais em folha