Ucrânia diz ter capturado chineses junto às tropas russas
Dois combatentes chineses foram detidos durante conflitos na região de Donetsk. O governo ucraniano busca esclarecer a presença de mais cidadãos chineses nas tropas russas.
Dois cidadãos chineses que lutavam ao lado das forças russas foram capturados pelas tropas da Ucrânia na região de Donetsk nesta terça-feira (08).
O presidente Volodymyr Zelensky informou que, além dos dois homens, foram encontrados documentos de identificação, dados pessoais e cartões bancários.
Zelensky afirmou que o governo ucraniano possui informações de que existem muitos mais combatentes chineses nas “unidades do ocupante” (tropas russas).
O Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, deve entrar em contato com Pequim para esclarecimentos sobre a situação. Os chineses capturados estão sob custódia do Serviço de Segurança da Ucrânia.
Desde o início do conflito, a China tem mantido uma postura neutra, apesar de ser um aliado próximo da Rússia economicamente e politicamente.
Zelensky enfatizou: “O envolvimento da Rússia com a China, bem como com outros países, é um sinal claro de que Putin pretende fazer de tudo, menos terminar a guerra. Isso definitivamente exige uma resposta”.