HOME FEEDBACK

Ucrânia diz que Rússia usou arma cluster em ataque que matou ao menos 19 em cidade natal de Zelenski

Ataque com munição cluster em Krivii Rih provoca mortes e feridos, incluindo crianças. Tensão aumenta entre Ucrânia e Rússia com acusações mútuas sobre violações de cessar-fogo e propagação de desinformação.

Exército da Ucrânia anunciou neste sábado (5) que a Rússia usou munição cluster para bombardear Krivii Rih, cidade natal do presidente Volodimir Zelenski.

O ataque, um dos mais letais do ano, resultou em 19 mortes, incluindo nove crianças. A Rússia reportou 85 mortos em uma suposta reunião militar, mas não apresentou evidências. Kiev acusa Moscou de disseminar informações falsas.

As bombas de fragmentação se separam em diversas menores, causando devastação em áreas populosas e representando risco de vida a civis anos após os combates. O ataque ocorreu em uma área residencial, danificando prédios e instituições educacionais.

O prefeito de Krivii Rih relatou que um bebê de três meses está entre os 72 feridos. Zelenski criticou a reação da embaixadora americana, Bridget Brink, que se disse "chocada" sem mencionar a origem do ataque.

Moscou acusou a Ucrânia de intensificar ataques à sua infraestrutura energética, causando danos em várias regiões. A Ucrânia negou e afirmou atacar apenas alvos militares.

No mês passado, Rússia e Ucrânia concordaram em um cessar-fogo de 30 dias, mas ambos os lados se acusam de violações desde então.

Leia mais em folha