Ucrânia diz que explodiu gasoduto na Sibéria Ocidental que abastece a Rússia
Ucrânia ataca infraestrutura militar russa ao explodir gasoduto na Sibéria. A operação visa dificultar o abastecimento de gás para as regiões envolvidas em conflitos.
A Ucrânia informou a explosão de um gasoduto no oeste da Sibéria, que abastece instalações de produção militar em três regiões russas.
No dia 10 de agosto, uma linha de gás natural com capacidade de 2,6 bilhões de metros cúbicos por ano foi detonada na região de Khanty-Mansi, a cerca de 3.000 km de Moscou, conforme relatou um oficial da inteligência militar ucraniana.
A Bloomberg não conseguiu verificar a alegação e a Gazprom, responsável pela rede de gasodutos, não comentou.
O gasoduto impacta regiões como Orenburg, Chelyabinsk e Sverdlovsk, localizadas a milhares de quilômetros de Khanty-Mansi. Em 2022, a rede russa enviou quase 396 bilhões de metros cúbicos de gás para consumidores locais.
Esse suposto ataque ocorre durante uma onda de ataques aéreos russos em Kiev, onde duas pessoas morreram recentemente e 28 ficaram feridas. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, classificou o ataque como "uma clara escalada de terror pela Rússia".
A Ucrânia tem realizado diversos ataques contra a infraestrutura energética russa para interromper operações de refinarias e limitar fornecimentos. Em janeiro, drones russos abateram alvos no Mar Negro, e em fevereiro, drones ucranianos danificaram uma estação de bombeamento ligada ao Consórcio do Oleoduto Cáspio.