Uber investe US$ 300 milhões para criar frota de robotáxis
Uber investe em Lucid Motors para desenvolver frota de robotáxis e se fortalecer no mercado de táxis autônomos. Ação representa um grande passo para a empresa na criação de veículos autônomos especializados.
Uber anuncia compra de ações da Lucid Motors
Na quinta-feira (17), a Uber revelou que irá comprar cerca de 300 milhões de dólares (R$ 1,67 bilhão) em ações da Lucid Motors, fabricante americana de carros elétricos.
Esse movimento visa a criação de uma frota de robotáxis. O mercado de táxis autônomos tem atraído atenção de investidores, com a Waymo, subsidiária do Google, liderando a competição nos EUA.
Recentemente, a Tesla lançou seu serviço de táxis autônomos em Austin, Texas. A Uber também já possui acordo com a Waymo, oferecendo veículos sem motorista em Atlanta e Austin.
A aquisição da Uber representa aproximadamente 3% do capital da Lucid Motors e elevou suas ações em quase 30% na bolsa de valores.
O acordo inclui a compra de um mínimo de 20 mil carros autônomos, modelos SUV Lucid Gravity, nos próximos seis anos, após o início da fabricação em 2026.
Os veículos serão desenvolvidos em colaboração com a Nuro, startup de software para carros autônomos, que também receberá investimento da Uber.
A previsão é que as novas unidades autônomas sejam disponibilizadas em uma grande cidade dos EUA até o final de 2024. Atualmente, a Lucid e a Nuro estão testando o protótipo do robotáxi em Las Vegas.