Uber acerta parcerias para criar frota de 20.000 carros autônomos nos EUA
Uber se prepara para introduzir uma frota de robotáxis em parceria com a Lucid e a Nuro. A iniciativa inclui investimentos significativos e o planejamento de pelo menos 20.000 veículos autônomos até 2032.
A Uber se uniu à Lucid e à Nuro para lançar uma frota de robotáxis, veículos autônomos destinados ao transporte de passageiros.
A parceria foi anunciada em 17 de outubro, com planos de lançar o primeiro veículo até o final de 2026 em uma grande cidade americana.
A Uber e seus parceiros planejam implantar ao menos 20.000 robotáxis nos próximos seis anos.
Os veículos, SUVs Lucid Gravity, serão equipados com a tecnologia de Nuro Driver e fazem parte de investimentos de centenas de milhões de dólares da Uber, que incluem US$ 300 milhões para a Lucid.
Apesar de desafios na produção, a Lucid assegura ter capacidade para atender a demanda da Uber e de consumidores.
As ações da Lucid dispararam 38% após o anúncio. Ao mesmo tempo, a Lucid planeja um grupamento de ações de 1 para 10.
A parceria com a Nuro se soma a mais de uma dúzia de colaborações da Uber com outros desenvolvedores de tecnologia autônoma, incluindo Waymo e Volkswagen.
A Uber está mudando sua estratégia para focar em parcerias em vez de desenvolver tecnologia autônoma internamente, monetizando participações acionárias em outras empresas.
A concorrência no mercado de robotáxis cresceu, com a Tesla também lançando seu serviço recentemente.
O presidente da Nuro mencionou o sucesso em desenvolver um protótipo de veículo em sete semanas e que a Uber escolheu o Gravity por permitir a integração do hardware necessário.
A Lucid também está avançando em tecnologia de assistência ao motorista, incluindo recursos de assistência de direção, como mudança de faixa.