HOME FEEDBACK

Turbulência tarifária prejudicou a reputação de confiabilidade dos EUA, diz Ray Dalio

Ray Dalio alerta para o impacto psicológico da turbulência nos mercados e a incerteza em relação à economia global. O bilionário destaca a possibilidade de uma recessão e a necessidade de atenção aos conflitos financeiros e políticos.

Ray Dalio, bilionário e fundador da Bridgewater Associates, comentou sobre o impacto da turbulência nos mercados globais, afirmando que os investidores passaram a sentir "trauma, choque ou medo".

Em entrevista à Bloomberg Television, Dalio destacou que isso afetou a psicologia e a confiabilidade dos Estados Unidos, mencionando que a situação poderia ter sido melhor administrada.

Dalio também sugeriu que é importante monitorar a desvalorização do dólar e a comparação entre os títulos do Tesouro de 30 anos e os de 10 anos, para avaliar o afastamento dos investidores de ativos tradicionalmente considerados seguros.

Comentando sobre as recentes tarifas de Donald Trump, ele afirmou que "alguns investidores certamente teriam explodido" caso não houvesse um adiamento nas tarifas, ressaltando a interconexão dos mercados de capitais.

Após o adiamento das tarifas, houve uma alta nas ações e títulos, mas a euforia foi curta. Dalio observou que o foco nas tarifas poderia desviar a atenção de um possível colapso econômico.

Ele previu que é provável que entremos em recessão e expressou preocupações sobre as dinâmicas financeiras, políticas e geopolíticas que se alimentam mutuamente.

Embora tenha elogiado a mudança de postura de Trump, Dalio alertou que a volatilidade recente terá efeitos duradouros na maneira como empresas conduzem seus negócios.

Leia mais em valoreconomico