Tsunami na Rússia deixa edifícios submersos
Terremoto de magnitude 8,8 provoca tsunamis em Severo-Kurilsk e alerta países do Pacífico. Moradores evacuam enquanto ondas inundam áreas costeiras e danificam infraestrutura local.
Moradora de Severo-Kurilsk expressa desespero: "Nossa fábrica está afundando sob a água!"
O porto da cidade russa, localizada ao norte das ilhas Curilas, foi inundado após um terremoto de magnitude 8,8, o mais poderoso em quase 73 anos.
Quatro ondas de tsunami atingiram a costa nesta quarta-feira (30), com a água chegando a 200 metros da margem, segundo o prefeito Aleksandr Ovsiannikov.
O terremoto, ocorrido perto da península de Kamchatka, gerou alertas de tsunamis na Rússia e Japão, além de vários países do Pacífico. Amplos movimentos foram sentidos, com relatos de móveis caindo e louça quebrando nos apartamentos.
Em meio ao evento, a maioria dos moradores permanece calma, apesar da evacuação de aproximadamente 2.500 pessoas. “Não há pânico”, diz o morador Sergey Lakomov.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) confirmou o terremoto ocorreu a uma profundidade de 20,7 km, a 126 km de Petropávlovsk. A magnitude é a mais alta desde 1952 e réplicas de até 7,5 são esperadas.
Com informações da AFP