Trump volta a falar em anexar o Canadá em dia de eleição no país
Trump renova proposta de anexação do Canadá no dia das eleições canadenses. Ele defende benefícios econômicos e militares para o país caso a união seja concretizada.
Donald Trump, presidente dos EUA, defendeu a anexação do Canadá como o 51º Estado em 28 de abril de 2025, dia das eleições para o novo primeiro-ministro canadense.
No Truth Social, Trump desejou “boa sorte” ao povo canadense e chamou para a eleição de um líder que apoie sua proposta. Prometeu:
- Cortar os impostos pela metade
- Quadruplicar negócios em setores como aço, alumínio e madeira
- Impulsionar o poderio militar canadense "de graça"
Trump argumentou que “chega de linhas traçadas artificialmente” e que a separação entre os dois países é apenas uma construção histórica. Ele criticou o subsídio do EUA ao Canadá, afirmando que não pode continuar sem uma integração formal.
Essa não é a primeira vez que Trump sugere a anexação. Em dezembro de 2024, antes de seu segundo mandato, ele já havia tocado no assunto, iniciado durante um jantar com Justin Trudeau.
Após publicações que mostravam mapas dos EUA com o Canadá anexado, Trudeau rejeitou a ideia, afirmando que “não existe a menor chance do Canadá se tornar parte dos Estados Unidos”.