HOME FEEDBACK

Trump visita Fed em meio a críticas ao chefe do banco central americano

Trump critica novamente Jerome Powell durante visita ao Federal Reserve, levantando preocupações sobre a política de juros. A reunião, sem detalhes revelados, ocorre em meio a tensões entre o presidente e o banco central americano.

Visita de Trump ao Federal Reserve

O presidente dos EUA, Donald Trump, visitará hoje (24) a sede do Federal Reserve (Fed), dirigido por Jerome Powell.

Trump criticou Powell, chamando-o de “idiota”, por não ter reduzido os juros. Essa visita, programada para as 16h (horário local) e não especificada quanto ao objetivo, pode não incluir um encontro com Powell, cujo mandato vai até maio de 2026.

Trump tem feito ataques verbais constantes a Powell desde sua volta ao poder, afirmando que as elevadas taxas de juros estão dificultando a compra de casas. “Esse cara é um idiota”, declarou.

Atualmente, as taxas do Fed estão entre 4,25% e 4,50% e o banco central descarta reduzi-las devido à incerteza econômica provocada por tarifas globais. Em contraste, o Banco Central Europeu reduziu suas taxas de 4% para 2% nos últimos meses.

Trump ameaçou demitir Powell, embora isso seja considerado pouco provável sem evidências de falhas sérias. Recentemente, Trump insinuou uma possível “fraude” nas obras de renovação na sede do Fed.

A missão do Fed é controlar a inflação e promover boas condições de emprego, além de operar em um status relativamente livre de pressões políticas. Uma auditoria no Fed foi anunciada pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent, na última segunda-feira.

*Com informações da AFP

Leia mais em jovem-pan