Trump vai reduzir prazo de 50 dias dado à Rússia antes da aplicação de tarifa de 100%
Trump pressiona Rússia por um acordo de paz com a Ucrânia e impõe novas consequências econômicas. O prazo para a negociação será reduzido, podendo levar a tarifas altíssimas para importação de produtos russos.
Donald Trump, presidente dos EUA, anunciou na segunda-feira (28) a redução do prazo de 50 dias para a Rússia firmar um acordo de paz com a Ucrânia.
O novo prazo não foi detalhado, mas Trump alertou que, caso não haja cessar-fogo, a Rússia enfrentará tarifas secundárias de 100%.
Durante uma visita à Escócia, ao lado do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, Trump expressou sua decepção com o presidente Vladimir Putin.
O prazo original foi anunciado em cerimônia na Casa Branca, com a presença do secretário-geral da Otan, Mark Rutte, que também revelou um acordo para envio de armamentos à Ucrânia, mediado pela Otan.
A ameaça de tarifas de 100% também se aplica a parceiros comerciais que adquirirem produtos russos, como petróleo e derivados, afetando países como Brasil, Índia e China.