Trump suaviza impacto das tarifas sobre setor automotivo dos EUA
Trump busca aliviar tensões no setor automotivo com novas isenções tarifárias. A medida é uma resposta à pressão da indústria e se dá em meio a um desafio econômico crescente em seu governo.
Trump viaja para Michigan para um comício em comemoração de seus 100 dias no cargo.
Na terça-feira (29), o presidente dos EUA assinou uma ordem para reduzir o impacto de tarifas sobre o setor automotivo, oferecendo créditos e isenções de taxas.
A equipe comercial de Trump anunciou um acordo com parceiro estrangeiro, aliviando a preocupação dos investidores com suas políticas comerciais.
A mudança foi divulgada antes da nova rodada de tarifas de 25% sobre peças automotivas importadas e ocorreu no dia anterior ao seu centésimo dia de mandato.
Cresce a insatisfação dos americanos com sua gestão econômica, temendo que as tarifas possam prejudicar o crescimento e elevar a inflação e o desemprego.
Trump concordou em conceder créditos de até 15% do valor dos veículos montados nos EUA, para compensar o custo das peças importadas, permitindo tempo para reestruturar cadeias de suprimento.
Líderes da indústria automotiva pressionam o governo após o anúncio das tarifas, que visam forçar montadoras a transferirem a produção para os EUA, ameaçando a rede de produção entre EUA, Canadá e México.
“Isso oferece um pequeno alívio para a indústria enquanto as empresas investem mais na produção interna”, disse Trump ao deixar Washington rumo a Michigan.