Trump relata “grande progresso” nas negociações tarifárias com autoridades do Japão
Trump anuncia negociações diretas com o Japão sobre tarifas comerciais e apoio militar. Autoridades do Japão esperam limitar discussões, mas as prioridades do presidente americano incluem questões de justiça comercial e custos militares.
Trump celebra progresso nas negociações com o Japão
Na última quarta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou um “grande progresso” em negociações diretas com autoridades japonesas acerca das tarifas impostos às importações globais.
Tóquio enviou o ministro da Revitalização Econômica, Ryosei Akazawa, para iniciar as discussões, e ele deve informar os repórteres sobre a reunião em Washington.
Trump afirmou que também levantaria temas como o custo do apoio militar dos EUA no Japão, que abriga o maior destacamento norte-americano no exterior. “O Japão está chegando hoje para negociar tarifas e a ‘JUSTIÇA COMERCIAL’”, postou ele.
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o secretário de Comércio, Howard Lutnick, participaram das discussões.
O recente anúncio de aumentos das tarifas por Trump trouxe preocupações relacionadas a uma possível recessão, inflação e altas nas taxas de juros.
O Japão enfrenta tarifas de 24% sobre exportações, com uma taxa universal de 10% e uma taxa de 25% para automóveis. Apesar disso, uma suspensão das tarifas foi anunciada por 90 dias.
O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, afirmou que o Japão não terá pressa para chegar a um acordo e não planeja fazer grandes concessões.