Trump reduzirá impacto de tarifas sobre automóveis, diz secretário
Governo Trump busca aliviar a pressão sobre montadoras ao eliminar tarifas acumuladas em peças estrangeiras. A medida visa apoiar a produção interna e mitigar os impactos financeiros para consumidores e fornecedores.
Governo Trump alivia tarifas sobre peças estrangeiras de carros
O governo dos EUA, sob a liderança do presidente Donald Trump (Partido Republicano), anunciará nesta 3ª feira (29.abr.2025) um alívio nas tarifas impostas a peças estrangeiras em veículos fabricados no país.
Segundo autoridades, o objetivo é evitar que as taxas sobre carros importados se acumulem a outros tributos.
O secretário do Comércio, Howard Lutnick, declarou: “O presidente Trump está construindo uma parceria importante com montadoras e trabalhadores americanos.”
Segundo o Wall Street Journal, essa medida permitirá reembolsos por tarifas já pagas e evitará que montadoras sejam cobradas por outros tributos, como os de aço e alumínio.
A decisão visa amenizar os efeitos das tarifas, que impactaram negativamente os mercados financeiros recentemente. Lutnick comentou que o acordo “recompensa empresas que fabricam internamente” e fomenta investimento nos EUA.
A CEO da General Motors, Mary Barra, e o CEO da Ford, Jim Farley, elogiaram as mudanças, destacando que ajudarão a “nivelar o campo de atuação” e mitigar impactos negativos.
Trump havia planejado impor tarifas de 25% sobre peças automotivas até 3 de maio. Entretanto, na semana passada, grupos da indústria automobilística alertaram que tais tarifas poderiam reduzir vendas e aumentar preços, causando um efeito dominó na cadeia de suprimentos.
A carta dos grupos afirmou que “as tarifas bagunçarão a cadeia de suprimentos e resultarão em preços mais altos para os consumidores”.