Trump proíbe presidente de Taiwan de fazer escala em Nova York durante viagem
Governo dos EUA impede visita de presidente de Taiwan a Nova York em meio a pressões da China. A decisão levanta preocupações sobre uma possível mudança na política americana em relação ao território.
Governo Trump nega escala de presidente de Taiwan em Nova York
O governo de Donald Trump negou a permissão para que o presidente de Taiwan, Lai Ching-te, fizesse escala em Nova York a caminho da América Central, após objeções da China.
Lai planejava transitar pelos EUA em agosto, destino a Paraguai, Guatemala e Belize, que reconhecem Taiwan. O governo dos EUA informou que a visita a Nova York não seria permitida.
Em resposta, o gabinete de Lai anunciou que não há planos de viagem para o exterior devido à recuperação de Taiwan após um tufão e negociações com os EUA sobre tarifas.
A decisão aumenta preocupações entre os apoiadores de Taiwan, sugerindo uma postura mais branda de Trump em relação à China, enquanto busca uma cúpula com o presidente Xi Jinping.
O Departamento de Comércio dos EUA foi instruído a congelar controles de exportação contra a China em meio a negociações comerciais.
A China se opõe a visitas de líderes taiwaneses aos EUA, que não possuem relações diplomáticas oficiais com Taipé. Em 2023, Biden permitiu que a ex-presidente Tsai Ing-wen fizesse escala em Nova York.
Bonnie Glaser, especialista no assunto, comentou que a decisão reflete a intenção de Trump de evitar irritar Pequim durante as negociações. Especialistas alertam que isso pode enfraquecer a posição de dissuasão dos EUA em relação a Taiwan.
O governo Trump também evitou ações severas contra a China, mesmo após a desaceleração das exportações de terras raras para os EUA.
Randy Shriver, ex-oficial americano, criticou a decisão, afirmando que comprometer Taiwan para obter favores de Pequim é um erro.