Trump posta vídeo de ataque a houthis e ironiza: “Ops”
Trump publica vídeo de bombardeio contra houthis e ironiza ataque. Presidente dos EUA reafirma compromisso de não permitir que rebeldes continuem a ameaçar navios americanos.
Trump publica vídeo de ataque aéreo aos houthis
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na sexta-feira (4.abr.2025) um vídeo de um ataque aéreo contra os houthis, grupo militar rebelde do Iémen.
Na postagem em seu perfil no X (ex-Twitter), Trump ironiza ao comentar: “Ops” e afirma que os rebeldes “nunca mais vão afundar navios norte-americanos”.
O bombardeio foi direcionado a um grupo de houthis reunidos para planejar um ataque. O vídeo, com mais de 200 mil curtidas, mostra uma vista aérea de um deserto sendo atingido por uma bomba.
Trump escreveu: “Esses Houthis se reuniram para instruções sobre um ataque. Opa, não haverá ataque!”
No mês passado, o presidente anunciou o aumento de ataques contra os houthis, afirmando que o tempo deles havia acabado. Também fez declarações contra o Irã, alegando que o governo iraniano financia os rebeldes.
Em resposta, o aiatolá Ali Khamenei do Irã afirmou que os houthis agem por motivações próprias, sem necessidade de intermediários.
Os houthis, ou Ansar Allah, representam a seita Zaidi, uma vertente do islamismo xiita. Embora alinhados ideologicamente ao Irã, especialistas ressaltam que sua motivação principal se baseia em questões domesticas.
De novembro de 2023 a janeiro de 2025, os houthis atacaram mais de 100 navios mercantes, afundando 2 e matando 4 marinheiros, pressionando pelo fim da guerra entre Israel e Hamas em Gaza.
Leia mais sobre EUA X rebeldes houthis: