HOME FEEDBACK

Trump pode ter um terceiro mandato como presidente dos EUA?

Lançamento do boné "Trump 2028" sugere que o ex-presidente poderá estar considerando uma candidatura em 2028, apesar das restrições constitucionais. A ideia de um terceiro mandato levanta discussões sobre as possíveis brechas legais e a posição de seus aliados e opositores.

A Trump Organization está vendendo bonés vermelhos com a mensagem "Trump 2028", sugerindo uma possível candidatura de Donald Trump em 2028, apesar da limitação de dois mandatos na Constituição dos EUA.

O boné custa US$ 50 (R$ 284) e foi lançado após Trump afirmar que "não está brincando" sobre a possibilidade de um terceiro mandato.

Trump declarou em uma entrevista que "há métodos" para contornar a 22ª Emenda, que proíbe a reeleição de um presidente mais de duas vezes. Trump, ao discutir a chance de um terceiro mandato, disse: "muita gente quer que eu faça isso".

Recentemente, a ideia de um terceiro mandato gerou discussão. A 22ª Emenda diz que "ninguém poderá ser eleito mais de duas vezes", mas apoiadores de Trump acreditam que ele poderia assumir a vice-presidência e, em caso de vitória, renunciar para que Trump fosse seu sucessor.

Entre os críticos, democratas e alguns republicanos se opõem a essa ideia. Daniel Goldman afirmou que isso seria uma escalada de esforço para desmantelar a democracia.

Especulações sobre emendas constitucionais para permitir um terceiro mandato, como a proposta do republicano Andy Ogles, são vistas como improváveis devido aos altos padrões exigidos.

Especialistas legais como Derek Muller e Jeremy Paul afirmam que não há base jurídica para um novo mandato, enfatizando que a 12ª Emenda impede que alguém inelegível para a presidência concorra à vice-presidência.

Até hoje, Franklin Delano Roosevelt é o único presidente a ter sido eleito quatro vezes, levando à codificação da limitação de mandatos na Constituição em 1951.

Leia mais em bbc