Trump pede que Rússia ‘se mexa’; enviado americano se reúne com Putin
Trump pressiona Rússia a agir para pôr fim à guerra na Ucrânia. Encontro entre emissário americano e Putin busca avançar nas negociações, mas Kremlin não espera avanços imediatos.
Trump pede ação russa para acabar com a guerra na Ucrânia
O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que a Rússia precisa “se mexer” para encerrar “a guerra terrível e sem sentido” na Ucrânia.
Após mais de três anos de conflito, Trump quebrou o isolamento diplomático imposto a Putin pelas potências ocidentais e busca o fim das hostilidades.
As negociações entre as autoridades russas e ucranianas pelo governo americano continuam sem resultados até o momento.
Em sua plataforma, Truth Social, Trump lamentou as mortes, afirmando que “muitas pessoas estão morrendo, milhares por semana” devido ao conflito.
Após seu pronunciamento, o Kremlin anunciou que as negociações entre Putin e Steve Witkoff, enviado dos EUA, foram iniciadas. O encontro durou quatro horas e meia, mas o Kremlin não espera “avanços” imediatos.
A reunião em São Petersburgo discutiu “vários aspectos da solução ucraniana”, com o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, confirmando o processo de normalização das relações.
Além disso, Witkoff irá viajar para Omã para participar de negociações nucleares com o Irã, aliado da Rússia, confirmando a dinâmica das relações internacionais.
Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório