Trump pede paciência e culpa Biden após dados mostrarem recuo do PIB dos EUA
Trump atribui queda de 0,3% no PIB ao governo Biden e pede paciência. Economistas esperavam resultados mais positivos, mas a guerra comercial e as tarifas impactaram o desempenho econômico.
Donald Trump pediu paciência e culpou Joe Biden pelos resultados negativos da economia americana, que recuou 0,3% no primeiro trimestre do ano.
Após a divulgação do relatório do BEA, os principais índices de Wall Street sofreram forte queda. O recuo está relacionado à guerra comercial e as empresas americanas tentaram se precaver.
Trump afirmou em sua rede social Truth Social: "Este é o mercado de ações de Biden, não o de Trump". Ele defendeu que a situação deixada por Biden é a causa dos números ruins.
Segundo o presidente, a economia decolará, mas “precisamos nos livrar da 'sombra' de Biden”. Ele reforçou que a situação atual “NÃO TEM NADA A VER COM AS TARIFAS”.
O aumento nas importações foi de 41,3%, enquanto as exportações cresceram apenas 1,8% no mesmo período.
A queda de 0,3% no PIB é a maior desde o primeiro trimestre de 2022 e surpreendeu economistas, que esperavam um crescimento de 0,4%.
O modelo do Federal Reserve Bank of Atlanta previa contração de 1,5%, enquanto a versão do Fed de Nova York previa crescimento de 2,6%.