HOME FEEDBACK

Trump mobiliza dois submarinos nucleares em resposta às ‘declarações provocativas’ de ex-presidente russo

Trump envia submarinos nucleares após declarações provocativas da Rússia. O presidente americano também ameaça sanções econômicas para pressionar Putin a encerrar a guerra na Ucrânia.

Donald Trump anunciou, nesta sexta-feira (1º), o envio de dois submarinos nucleares para regiões próximas à Rússia, após comentários “provocativos” do ex-presidente russo Dmitri Medvedev.

Trump escreveu em sua plataforma Truth Social: “Ordenei que dois submarinos nucleares se posicionassem nas regiões adjacentes, caso estas declarações insensatas e incendiárias sejam mais do que isso”.

Ele destacou que “as palavras são muito importantes” e que espera que a situação não resulte em “consequências imprevistas”.

Medvedev, atual número dois do Conselho de Segurança da Rússia, comentou na rede social X que os ultimatos de Trump para encerrar o conflito na Ucrânia eram “uma ameaça e um passo rumo à guerra”.

Trump não especificou se os submarinos são de propulsão ou armados com armas nucleares, nem onde serão posicionados. Ele também ameaçou impor avaliações econômicas à Rússia caso o presidente Vladimir Putin não finalizasse as hostilidades na Ucrânia até a próxima semana.

O presidente americano considera aplicar avaliações secundárias a países que compram petróleo russo, visando cortar a fonte de receita da guerra russa.

A relação de Trump com Putin, que parecia promissora, se deteriorou com o desenrolar da guerra, e o americano está cada vez mais frustrado com o líder russo. Medvedev, ex-presidente de 2008 a 2012, é um defensor ardente da guerra na Ucrânia.

Com informações da AFP
Publicado por Carol Santos

Leia mais em jovem-pan