HOME FEEDBACK

Trump faz 6 meses no poder com guerras e tarifas em foco

Trump celebra 6 meses de mandato e destaca progresso em promessas de campanha. No entanto, enfrenta críticas na política externa e queda na aprovação popular.

Donald Trump completa 6 meses de mandato neste domingo (20.jul.2025) após retornar à presidência em 20 de janeiro. O republicano, que foi líder da oposição contra Joe Biden e enfrentou desafios como a invasão do Capitólio e tentativas de assassinato, tem seguido suas promessas de campanha.

Em sua gestão, Trump:

  • Aprovou cortes de impostos no Congresso;
  • Endureceu processos de deportação de imigrantes ilegais;
  • Aumentou tarifas de importações, especialmente da China;
  • Combatido a cultura woke e propostas antivacina.

Por outro lado, enfrentou dificuldades na política externa:

  • Não conseguiu resolver conflitos no Oriente Médio e Ucrânia;
  • Recebeu resistência de aliados da OTAN em gastos de defesa;
  • Adio suas tarifas comerciais várias vezes, com apenas 3 acordos efetivos.

Trump também mediou um cessar-fogo entre Israel e Hamas em janeiro, que durou 2 meses. As negociações com a Ucrânia são complicadas, destacando seu apoio à Rússia e críticas ao líder ucraniano.

O distanciamento diplomático entre Brasil e EUA é evidente, com Lula não tendo contato com Trump. Ameaças de Trump para aumentar tarifas sobre produtos brasileiros se deram em resposta a "perseguições" contra Jair Bolsonaro.

Nos primeiros 6 meses, a aprovação de Trump está em 40%, abaixo de Biden e de seu próprio primeiro mandato. A economia apresenta estabilidade, mas com críticas de Trump ao presidente do Fed, Jerome Powell.

As eleições de meio de mandato em 2026 podem impactar sua agenda, com todas as 435 cadeiras da Câmara e 1/3 do Senado em jogo. Trump pode perder parte do controle do Congresso, tendo que acelerar sua agenda nos próximos semestres.

Leia mais em poder360