HOME FEEDBACK

Trump fala em “grande progresso” após reunião com Japão

Trump anuncia avanços nas negociações de tarifas com o Japão. Encontro destaca a prioridade máxima do presidente americano em chegar a um acordo dentro do prazo estabelecido.

Presidente Donald Trump afirmou ter feito “grande progresso” nas negociações com o Japão para a redução de tarifas.

No dia 16 de abril de 2025, o Japão foi taxado em 24% após o anúncio de tarifas recíprocas em 2 de abril. Tarifa mínima de 10% foi pausada por 90 dias, exceto para a China.

Trump impôs tarifas de 25% sobre automóveis importados, que representam cerca de 28% do fluxo de exportação japonês para os EUA.

O encontro foi um dos primeiros desde a imposição das tarifas e foi com Ryosei Akazawa, ministro da Revitalização Econômica japonês. Akazawa afirmou que fechar um acordo era “prioridade máxima” para Trump.

Ele pediu a revogação das tarifas, acreditando que um acordo poderia ser alcançado antes do fim do período de 90 dias. Uma nova conversa está agendada para este mês.

Akazawa mencionou que Trump acusou o Japão de enfraquecer intencionalmente o iene, mas as taxas de câmbio não foram discutidas no encontro.

O Japão é um dos maiores detentores de títulos do Tesouro norte-americano, com reservas de US$ 1,1259 trilhão.

Segundo o Japan Times, o Japão está “em melhor posição” para um acordo com os EUA do que outras nações, dada sua aliança histórica.

Leia mais em poder360