HOME FEEDBACK

Trump está aberto a um acordo sobre as tarifas, diz Casa Branca: ‘A bola está com a China’

Casa Branca reafirma que acordo depende da China, que enfrenta pressão crescente das tarifas dos EUA. Pequim reage à guerra comercial ao suspender entregas de aviões da Boeing e aumentar importações de produtos agrícolas de outros países.

A Casa Branca afirmou que a China precisa de um acordo sobre tarifas com os Estados Unidos. “A bola está com a China”, disse a porta-voz Karoline Leavitt.

A pressão de Pequim aumentou após a decisão de deixar de aceitar entregas de aviões da Boeing. “A China quer o que nós temos: o consumidor americano”, destacou Leavitt, insistindo que é a China que precisa do dinheiro dos EUA.

As tensões surgem em meio à guerra comercial que começou com Trump, onde os EUA impuseram tarifas que chegaram a 145% sobre produtos chineses. Em resposta, a China aplicou taxas de até 125%.

Pequim, além de suspender as entregas da Boeing, está visivelmente focada em atacar a agricultura americana, com aumento nas exportações de carne bovina para a China, enquanto exportadores dos EUA enfrentam dificuldades.

O presidente chinês, Xi Jinping, realiza um giro pelo sudeste asiático para coordenar respostas às tarifas americanas. A boatos de que a Honda considera mover suas operações do Canadá para os EUA, mas a empresa nega.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou que a UE está “em uma posição de força” para negociações, enquanto o Canadá propõe importações de automóveis dos EUA em troca de produção local sem tarifas.

Trump também planeja novas tarifas sobre semicondutores e produtos farmacêuticos nos próximos meses, conforme informado pelo secretário de Comércio, Howard Lutnick.

Com informações da AFP

Leia mais em jovem-pan