HOME FEEDBACK

Trump está '100%' seguro de que alcançará acordo sobre tarifas com UE

Trump se mostra otimista em relação a um acordo comercial com a União Europeia, enquanto Meloni busca desescalar tensões comerciais. A visita da líder italiana destaca a aliança conservadora entre os dois países, mas também levanta preocupações sobre a unidade da UE.

Trump confiante em acordo tarifário com a UE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou estar "100%" seguro de um acordo tarifário com a União Europeia (UE) durante a reunião com a chefe de governo italiana, Giorgia Meloni, na Casa Branca, em 17 de agosto.

Meloni, primeira líder europeia a visitar Trump após a imposição de tarifas de 20%, acredita que pode desescalar a guerra comercial com pontos em comum conservadores.

Ela afirmou: "O objetivo para mim é fazer o Ocidente voltar a ser grande", ressaltando suas convicções sobre imigração e a "ideologia woke".

Durante o encontro, Trump afirmou: "Haverá um acordo comercial, 100%" e que não tinha "pressa", adicionando que, se necessário, os EUA fariam um acordo sem a UE.

Trump também anunciou que os EUA estão "em conversas com a China", onde as tarifas recíprocas são extremamente altas.

No contexto da guerra na Ucrânia, Meloni, aliada firme de Zelensky, disse que os tempos são de incerteza e reiterou sua posição. Trump, ao lado de Meloni, tentou suavizar suas críticas a Zelensky.

Após a reunião, Meloni busca facilitar um encontro entre Trump e a chefe da UE, Ursula von der Leyen, e promove a ideia de eliminar tarifas recíprocas.

Entretanto, essa iniciativa levanta preocupações sobre a unidade da UE, com alertas sobre discussões bilaterais que podem prejudicar a dinâmica atual. Uma porta-voz da Comissão Europeia destacou que a aproximação de Meloni é bem-vinda, mas deve ser coordenada.

Após o encontro, Meloni retornará a Roma para se reunir com o vice-presidente dos EUA, JD Vance. As tarifas de Trump podem impactar significativamente a Itália, que exporta cerca de 10% de suas mercadorias para os EUA.

Leia mais em exame