HOME FEEDBACK

Trump e Von der Leyen discutirão futuro do acordo comercial em encontro estratégico

Negociações cruciais entre a Comissão Europeia e os Estados Unidos ocorrem em meio a incertezas sobre tarifas e termos comerciais. Resultados das conversas de domingo podem determinar futuros laços econômicos entre as regiões.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, se reunirá com Donald Trump neste domingo para discutir um acordo comercial crucial antes do prazo de sexta-feira, quando tarifas de 30% sobre exportações da UE para os EUA começam a vigorar.

A reunião ocorrerá às 16h30 (12h30 de Brasília) no resort de Trump em Turnberry, Escócia. O sucesso das negociações está nas mãos de Trump, após meses de diplomacia intermitente.

Os embaixadores da UE devem ser informados sobre os desenvolvimentos antes do encontro. Autoridades da UE enfatizam a imprevisibilidade do acordo, pois Trump recentemente alterou termos em negociações com o Japão.

“Negociações intensas em nível técnico e político têm ocorrido de forma contínua”, disse Paula Pinho, porta-voz da Comissão. Ambos os lados buscam um acordo que imponha tarifas de 15% sobre a maioria do comércio da UE com os EUA, com isenções limitadas para setores específicos.

  • Importações de aço e alumínio devem ter cotas, com tarifas superiores de 50% acima desse limite.
  • Trump impôs uma tarifa de 25% sobre carros e autopeças.
  • Discutem-se novas tarifas em produtos farmacêuticos e semicondutores.

A UE espera um teto similar de 15% em setores que possam ter tarifas futuras. Trump indicou uma probabilidade de 50% para um acordo, citando impasses em "20 questões diferentes".

Tarifas sobre exportações americanas podem entrar em vigor se não houver acordo, com a UE pronta para retaliar com tarifas de até 30% sobre bens avaliados em US$117 bilhões.

Trump também pode levantar questões de imigração durante as negociações, insistindo na necessidade de controlar a imigração na Europa.

Leia mais em o-globo