HOME FEEDBACK

'Trump dos Trópicos', incendiário e de linguagem grosseira: O que o mundo está falando de Bolsonaro?

Ex-presidente Jair Bolsonaro é relembrado na mídia internacional por sua conexão com Donald Trump e os eventos golpistas de 2022. A crise das tarifas americanas contra o Brasil agrava o foco no julgamento que ele enfrenta no STF.

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) volta a ser tema no noticiário internacional em meio à crise das tarifas americanas contra o Brasil.

Com descrições que variam de "carismático" a "incendiário de extrema direita", ele é associado a tendências antidemocráticas semelhantes às de Donald Trump.

O processo no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre sua suposta participação em uma trama golpista em 2022 é mencionado como um fator que influencia a imposição de taxas de 50% sobre importações brasileiras pelos Estados Unidos.

O The Washington Post destaca Bolsonaro como "um incendiário de extrema direita" que enfrenta julgamento por seu papel em um plano de golpe após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.

O Financial Times traça paralelos entre os ataques de 8 de janeiro no Brasil e a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, embora com um erro no intervalo de tempo entre os eventos.

Já o The New York Times o chama de "Trump dos Trópicos", ressaltando suas posturas polêmicas e ataques a mulheres, minorias e à imprensa.

O El País o descreve como "alma gêmea brasileira" de Trump.

Em análises anteriores, repórteres do The Washington Post caracterizaram Bolsonaro como "fisicamente imponente, irreverente, carismático e paranoico", enfatizando sua natureza volátil.

Leia mais em valoreconomico