Trump diz ter conversado com Xi Jinping sobre tarifas; China volta a negar negociação
Trump afirma ter conversado com Xi Jinping sobre tarifas, mas China nega discussões. O presidente americano se mostra confiante em acordos futuros, enquanto cria tensão no comércio entre os países.
Trump revela conversa com Xi Jinping sobre tarifas
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou ter discutido tarifas com o presidente chinês, Xi Jinping, em uma entrevista à revista Time.
A China, por sua vez, reiterou que não está em negociações sobre a questão tarifária. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun, negou as conversas e afirmou que os EUA "deveriam parar de criar confusão".
Trump declarou que Xi o contatou por telefone, mas ele não pretende ligar para a China e evitou comentar sobre ser um sinal de fraqueza essa abordagem.
O presidente americano espera anunciar uma série de acordos em três a quatro semanas e enfatizou que as tarifas são essenciais, prevendo um aumento para 50% em um ano, o que caracterizaria uma "vitória total".
Trump classificou seus primeiros três meses de governo como um sucesso completo e afirmou estar "fazendo exatamente o que prometi em campanha".
Além disso, Trump mencionou que teve reuniões com representantes chineses, mas não especificou quem participou das conversas.
Sobre a possibilidade da China isentar algumas importações dos EUA de tarifa de 125%, Guo afirmou não ter conhecimento sobre o assunto.