HOME FEEDBACK

Trump diz que reconhecimento do Estado palestino por Macron ‘não mudará nada’

Trump descarta impacto do reconhecimento do Estado palestino pela França e reitera apoio a Israel. Crise humanitária em Gaza se agrava com combate entre as forças israelenses e o Hamas.

Donald Trump minimizou a decisão do presidente francês, Emmanuel Macron, de reconhecer o Estado palestino, afirmando que “não tem peso”.

Apesar da oposição dos EUA e Israel, pelo menos 142 países reconhecem o Estado palestino. Na Europa, países como Espanha, Irlanda, Noruega e Eslovênia também tomaram esta decisão em 2024.

Trump declarou aos repórteres na Casa Branca que a posição de Macron “não mudará nada”, um dia após o presidente francês anunciar o reconhecimento na Assembleia Geral da ONU em setembro, com enfoque em acabar a guerra em Gaza.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, condenou a decisão, afirmando que “recompensa o terror” e que os palestinos buscam um Estado no lugar de Israel.

Os EUA também rejeitaram a decisão de Macron, caracterizando-a como “imprudente” e que serve à propaganda do Hamas.

A situação humanitária em Gaza é crítica, com a ONU alertando sobre a fome que afeta mais de dois milhões de habitantes. A ofensiva militar israelense resultou em pelo menos 59.587 palestinos mortos, após ataques de combatentes do Hamas em outubro de 2023, que causaram a morte de 1.219 pessoas em Israel.

Com informações da AFP

Leia mais em jovem-pan