Trump diz que negociação com a Coreia do Sul “parece boa”, aguarda ligação da China
Trump se mostra otimista em relação a um acordo comercial com a Coreia do Sul, enquanto aguarda resposta da China. O presidente destaca a importância de negociações abrangentes além das tarifas entre os países.
Donald Trump, presidente dos EUA, afirmou que as perspectivas para um acordo comercial com a Coreia do Sul estão “parecendo boas” após conversa com o presidente sul-coreano interino Han Duck-soo.
Em suas redes sociais, Trump declarou: “Temos os limites e a probabilidade de um GRANDE ACORDO para ambos os países”. Ele destacou que a equipe sul-coreana está a caminho dos EUA e mencionou o interesse de outros países em fazer acordos.
Apesar do otimismo com a Coreia do Sul, Trump foi menos positivo em relação à China. Ele afirmou: “A China também quer fazer um acordo, desesperadamente, mas eles não sabem como começar. Estamos aguardando a ligação deles.”
As tarifas que Trump planeja implementar sobre 60 parceiros comerciais, incluindo uma taxa de 25% sobre as importações da Coreia do Sul, estão programadas para entrar em vigor. Como resultado, o índice S&P 500 subiu 3,4% e o Nasdaq 100 aumentou 3,5% após os comentários de Trump.
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, informou que o Japão terá prioridade nas negociações para reverter tarifas devido à sua postura que não retaliou contra os EUA.
Trump também enviou sinais contraditórios sobre isenções para nações, ameaçando impor uma tarifa adicional de 50% à China se não recuarem de uma cobrança de 34% sobre produtos americanos.
Ele discutiu com o líder sul-coreano temas como superávit comercial, tarifas, construção naval e compras de gás natural liquefeito dos EUA, além da joint venture em um oleoduto do Alasca.