HOME FEEDBACK

Trump diz que não tem a intenção de demitir o presidente do Fed, o banco central dos EUA

Trump afirma que não pretende demitir Jerome Powell, mas critica sua inação em relação à taxa de juros. As declarações do presidente provocaram turbulência nos mercados financeiros, aumentando a pressão sobre o Federal Reserve.

Donald Trump afirmou que não tem intenção de demitir Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, apesar de sua frustração com a lentidão na redução das taxas de juros.

Suas declarações geraram agitação nos mercados financeiros, mesmo com Powell tendo um mandato fixo e proteção contra demissões sem justa causa.

Na última terça-feira, Trump disse: “A imprensa exagera as coisas. Não, não tenho intenção de demiti-lo.” Ele ainda expressou desejo de que Powell fosse mais proativo nas decisões de cortes de juros.

Na semana anterior, o diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett, mencionou que Trump considerava demitir Powell, após críticas ao Federal Reserve.

Trump reiterou sua crítica ao Fed, afirmando que o momento para a redução das taxas é agora e que desejaria ações mais rápidas de Powell.

Na terça-feira, os títulos do Tesouro e o dólar mostraram estabilidade, enquanto a Casa Branca progredia nas negociações comerciais para diminuir tarifas.

Os rendimentos dos títulos de 10 anos permaneceram estáveis, enquanto os papéis de dois anos subiram para 3,82% após um leilão com demanda fraca.

Leia mais em exame