Trump diz que está relutante em continuar aumentando as tarifas sobre a China
Trump mostra relutância em aumentar tarifas sobre a China e sugere possibilidade de reduzi-las, ressaltando o relacionamento positivo com Xi Jinping. Durante a entrevista, o presidente também comentou sobre negociações em andamento relacionadas ao TikTok, vinculando-as a possíveis concessões comerciais.
Trump relutante em aumentar tarifas sobre a China
O presidente Donald Trump expressou hesitação em continuar a subir tarifas, citando possíveis interrupções no comércio entre os dois países. Ele ressaltou que autoridades chinesas tentaram iniciar negociações.
No Salão Oval, Trump comentou sobre o seu relacionamento bom com o líder chinês Xi Jinping, evitando esclarecer se houve contato direto entre eles. Trump disse: “Eles entraram em contato várias vezes.”
Os EUA e a China aumentaram tarifas, resultando em 145% sobre produtos chineses e 125% sobre produtos americanos. Trump manifestou preocupação com o aumento contínuo, afirmando que poderia abrir a possibilidade de reduções.
"Se você criar uma situação em que as pessoas deixam de comprar, talvez eu queira reduzir," destacou Trump.
Apesar das altas tarifas, as duas nações permanecem firmes em suas posições; a Casa Branca cobra ação da China, enquanto Pequim quer clareza nas exigências dos EUA.
Acordo TikTok
Trump também mostrou confiança em um possível acordo envolvendo o TikTok, afirmando que ele está sujeito à China e poderá ser adiado até que a situação se resolva. Ele acredita que o TikTok é um bom acordo para a China e que este pode ser discutido com Pequim.
“Acho que vamos gastar cinco minutos falando sobre o TikTok,” concluiu Trump.