Trump demite Mike Waltz do Conselho de Segurança Nacional
Trump anuncia demissão de conselheiro de Segurança Nacional após vazamento de informações sigilosas. Mike Waltz será embaixador na ONU, enquanto Marco Rubio assume interinamente a função.
Donald Trump anunciou, nesta quinta-feira (1º.mai.2025), a demissão de Mike Waltz do cargo de conselheiro de Segurança Nacional.
Waltz assumirá como embaixador dos EUA na ONU, e o secretário de Estado, Marco Rubio, atuará como conselheiro interinamente.
O motivo da demissão seria o vazamento de informações sigilosas em março, relacionado a um ataque no Iémen, onde Waltz compartilhou informações em um chat do Signal com o jornalista Jeffrey Goldberg, da revista The Atlantic.
Trump elogiou Waltz por seus esforços em colocar os interesses da nação em primeiro lugar e enfatizou a continuidade da segurança nacional sob Rubio.
Fontes da CBS News revelaram que Trump acredita ter passado tempo suficiente desde o “Signalgate” para justificar a demissão.
- Além de Waltz, o vice-conselheiro Alex Wong também deve deixar o cargo.
- Funcionários da Casa Branca discutiram a renúncia de Waltz, mas ele não se demitiu.
- Embora o governo afirme que nenhum detalhe confidencial foi compartilhado, houve grande preocupação sobre a segurança das informações.