Trump demite funcionária do Departamento do Trabalho dos EUA após dados fracos
Trump demite comissária de estatísticas trabalhistas após dados decepcionantes sobre emprego. A decisão ocorre em meio a críticas sobre suposta manipulação dos números de emprego e queda nas contratações nos EUA.
Donald Trump demite funcionária do Departamento do Trabalho após acusações de manipulação dos números de emprego.
No dia 1º de setembro, Trump anunciou a demissão de Erika McEntarfer, comissária de estatísticas trabalhistas, alegando que ela falsificou dados para beneficiar a candidatura de Kamala Harris, ex-vice-presidente.
Trump expressou sua indignação em sua plataforma Truth Social, afirmando que "números importantes devem ser justos e precisos" e pediu a demissão imediata de McEntarfer.
A demissão ocorreu após dados decepcionantes sobre o mercado de trabalho dos EUA. Em julho, apenas 73 mil novas vagas foram criadas, bem abaixo da expectativa de 110 mil. A correção dos dados de junho também revelou uma queda drástica: de 147 mil para 14 mil vagas.
A taxa de desemprego subiu de 4,1% para 4,2% em julho, contribuiu para uma queda nas bolsas de valores. Os índices sofreram perdas superiores a 2%, com a Nasdaq caindo 2,2%, S&P 500 1,57% e Dow Jones 1,2%.