Trump culpa Biden por recuo do PIB dos EUA e pede “paciência” aos americanos
Trump atribui queda do PIB a Biden e defende suas políticas econômicas. Dados do primeiro trimestre de 2025 mostram contração inesperada da economia americana.
Donald Trump comentou nas redes sociais sobre a contração do PIB dos EUA de 0,3% no primeiro trimestre de 2025, atribuindo a culpa ao antecessor Joe Biden.
Esse resultado representa o maior recuo do PIB americano desde o primeiro trimestre de 2022 e é o primeiro indicativo sob o novo governo republicano.
Trump afirmou: “Este é o mercado de ações de Biden, não de Trump. Só assumi em 20 de janeiro”. Ele também descartou vínculos da queda com sua guerra tarifária.
O presidente projetou que as tarifas “começarão a valer em breve” e ressaltou que as empresas estão se mudando para os EUA em números recordes. Porém, destacou que “precisamos nos livrar do ‘excesso’ de Biden” e que isso “levará um tempo”.
Os dados divulgados mostram que a economia dos EUA contraiu 0,3%, abaixo da expectativa de crescimento de 0,4% segundo analistas do Wall Street Journal.