Trump culpa Biden por queda do PIB dos Estados Unidos
Dados do PIB revelam contração econômica nos EUA, impulsionada por novas tarifas e mudanças na política comercial. Donald Trump atribui a queda ao seu antecessor e solicita paciência para a recuperação.
A economia dos Estados Unidos contraiu nos primeiros três meses de 2024, contrariando as expectativas analistas.
O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,3% em taxa anualizada, após aumento de 2,4% no último trimestre de 2024. Os especialistas esperavam um crescimento de 0,4%, segundo o Briefing.com.
O Departamento de Comércio destacou que a queda é reflexo da recuperação das importações, desaceleração nos gastos do consumidor e redução do gasto público.
Os dados foram divulgados no 101º dia do segundo mandato de Donald Trump, que culpou o seu antecessor, Joe Biden. Trump pediu “paciência” e prometeu um futuro “como nenhum outro”.
Após a divulgação, o governo Trump anunciou uma pausa de 90 dias nos aumentos de tarifas para permitir negociações, mantendo um piso de 10% para a maioria.
As novas tarifas americanas chegaram a 145% sobre produtos chineses, enquanto Pequim repôs com taxas de 125% sobre importações dos EUA.
Após os dados do PIB, Wall Street abriu em baixa: Dow Jones caiu 0,7%; Nasdaq, 2,07%; e S&P 500, 1,35%.
A economia americana havia crescido 2,8% no ano passado, e especialistas previam um crescimento mais moderado de cerca de 2% para 2025.
Segundo Tara Sinclair, professora de economia, as mudanças drásticas na política diretamente enfraqueceram a economia. O aumento nas importações é uma resposta às novas tarifas.
Publicado por Luisa Cardoso (Com informações da AFP).