Trump critica Zelensky e o acusa de impossibilitar cessar-fogo
Trump critica Zelensky por rejeitar reconhecimento russo da Crimeia e acusa o líder ucraniano de dificultar negociações de paz. A tensão se intensifica com o adiamento de uma reunião internacional sobre o cessar-fogo na Ucrânia.
Donald Trump criticou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, por suas declarações sobre o domínio da Rússia na Crimeia, o que Zelensky rejeita.
Trump acusou Zelensky de impedir um acordo de cessar-fogo, uma vez que o reconhecimento do controle russo sobre a Crimeia é uma das condições do acordo mediado pelos EUA.
“Estamos muito próximos de um acordo, mas o homem sem ‘cartas na mão’ deveria agora, finalmente, resolver isso”, escreveu Trump em sua rede social. Afirmou que as falas de Zelensky são “prejudiciais às negociações de paz com a Rússia”.
Nesta terça-feira, Zelensky se recusou a reconhecer a Crimeia e outras áreas como parte do cessar-fogo, afirmando: “Isso é contra nossa constituição”.
Trump, em resposta, questionou: “se ele quer a Crimeia, por que não lutaram por ela há onze anos?” e acrescentou que as declarações de Zelensky dificultam a resolução da guerra.
Além disso, nesta quarta, uma reunião entre ministros das Relações Exteriores dos EUA, Ucrânia e países europeus foi adiada após o cancelamento da visita do secretário de Estado americano, Marco Rubio.