Trump confia em acordo comercial com a União Europeia: 'Não temos pressa'
Trump expressa otimismo em alcançar um acordo comercial com a União Europeia, mas sem pressa para finalizar negociações. A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, busca aliviar tarifas enquanto a guerra comercial ameaça a economia global.
Trump espera acordo comercial com a UE
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta quinta-feira a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, na Casa Branca.
Trump afirmou que não tem pressa em fechar acordos sobre tarifas até que suas preocupações sejam abordadas. “Haverá um acordo comercial”, declarou, destacando que espera um acordo justo.
Sem um cronograma definido, Trump apenas mencionou que os acordos acontecem “em algum momento” e que terá “pouquíssimos problemas” em chegar a um entendimento com a Europa.
Na quarta-feira, o Japão não obteve sucesso em sua tentativa de aliviar tarifas durante reuniões em Washington, com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba prevendo que a próxima rodada de conversas “não será fácil”.
Meloni está em Washington buscando redução de tarifas para a Itália e a União Europeia, com outros parceiros comerciais atentos às concessões que Trump pode exigir.
Como aliada do presidente e líder do G7, ela é vista como uma ponte entre os EUA e a UE. A guerra comercial tem abalado os mercados financeiros e gerado temores de uma recessão global.
A decisão recente de Trump de suspender temporariamente tarifas elevadas levou líderes a buscar acordos durante um período de 90 dias de negociação. A UE enfrenta uma tarifa “recíproca” de 20% se não chegar a um acordo, o que é o dobro da taxa atual de 10%.
Apesar das negociações, Trump indicou que prevê uma base significativa de tarifas sobre importações, sugerindo a continuidade de sua política econômica.