Trump concede mais 75 dias para o TikTok não ser banido dos EUA
Trump estende prazo para o TikTok chegar a acordo e evitar banimento nos EUA. O presidente destaca a importância do diálogo entre as administrações americana e chinesa para a resolução do impasse.
Donald Trump, presidente dos EUA, anunciou na sexta-feira (4.abr.2025) a extensão de um prazo de 75 dias para o TikTok chegar a um acordo e evitar seu banimento no país.
A plataforma, pertencente à chinesa ByteDance, deve vender 50% de suas operações a uma empresa norte-americana até 18 de junho.
Em publicação na Truth Social, Trump afirmou que assinará um decreto para “manter o TikTok funcionando” e elogiou sua administração por “salvar” a rede social.
Ele destacou que o acordo ainda requer “mais trabalho” e expressou desejo de colaborar com o TikTok e a China.
O TikTok já havia sido alvo de uma lei de Joe Biden (Democrata) em 2024, obrigando a ByteDance a vender 100% de suas operações ou ser banida dos EUA. A legislação foi baseada em temores de espionagem.
A rede social foi removida do ar em 19 de janeiro, mas voltou um dia depois. Após assumir em 20 de janeiro, Trump assinou um decreto com o novo prazo de 75 dias.
Além disso, o presidente mencionou que a China “não está muito feliz” com tarifas de 34%, que são “necessárias para um comércio justo e equilibrado”.
Trump concluiu que essas tarifas são “a ferramenta econômica mais poderosa” para a segurança nacional.